Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Sopro do Espírito

Sermão: O sopro do Espírito

Palavra ministrada na Igreja Batista da Graça
O Sopro do Espírito
João 3 – 8 : 8



1. INTRODUÇAO

A Bíblia Viva traz a seguinte tradução para este versículo: “Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer de onde ele vem ou para onde vai depois, assim é com o Espírito”.
O capítulo 3 do Evangelho de João introduz o grande tema do Novo Nascimento se tornando uma das mais ricas e importantes partes da Bíblia. – O contexto do versículo 3 se dá quando Jesus esta sendo entrevistado por uma alta autoridade judaica, cujo homem se chamava Nicodemos e era líder dos Judeus e um dos membros do Sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico civil de Israel.
Neste diálogo, no versículo 7 JESUS convida NICODEMOS a refletir sobre a necessidade de um Novo Nascimento: “Necessário vos é nascer de novo”, diz Jesus.
E a partir daí JESUS traz o texto do versículo 8: ““Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer de onde ele vem ou para onde vai depois, assim é com o Espírito”.
O Espírito Santo é aqui comparado ao vento. O vento sopra. Não podemos vê-lo. Vem de algum lugar, embora não saibamos de onde e, vai para um lugar qualquer, embora também não saibamos para onde. E Jesus finaliza: “Assim é com o Espírito”.
OU seja, o Espírito Santo paira sobre o globo terrestre, afeta as vidas dos seres humanos de maneiras misteriosas. Conduz estas pessoas ao conhecimento de JESUS regenerando-as e, finalmente, instila neles a própria natureza de DEUS.
Era isso que JESUS estava falando para NICODEMOS com relação ao NOVO NASCIMENTO. Ou seja, trata-se de um processo misterioso e místico, perfeitamente real, embora contenha elementos que para nós são desconhecidos e continuam sem definição.
Supõe alguns estudiosos que provavelmente enquanto JESUS conversava com NICODEMOS sobre essas questões, o vento noturno soprou mansamente pelas ruas estreitas do lugarejo, e sua presença refrescante pode ter sugerido a ilustração usada por JESUS e, convenhamos, ….. uma ilustração simbólica muito apropriada para representar as operações do Espírito Santo.
Eu não sei se você já brincou de pipa. Mas, a maior de alegria de uma criança que brinca de pipa é quando o vento chega, pois o vento faz a pipa voar.
Nesta noite eu quero dizer aos irmãos que sem o vento do Espírito Santo sobre nós, que sem o vento do Espírito Santo sobre a Igreja, nós não temos como subir… não há como a Igreja subir e alcançar os propósitos eternos de Deus sem o mover sobrenatural do Espírito Santo!
O meu desejo esta noite e convocar os irmãos para que juntos possamos chamar o vento do Espírito sobre a Igreja, em nome de Jesus!
“Vem e sopra sobre nós teu sopro. Sopra sobre nós que estamos reunidos neste ajuntamento. Sopra e honra e santifica a tua Igreja que é teu povo”.
St. Duas verdades centrais neste versículo que precisa ser gravado na sua mente e no seu coração:

2. Desenvolvimento

2.1) Primeira Verdade: O ESPÍRITO SANTO É LIVRE.

“O vento sopra aonde quer, assim é com o Espírito”. JESUS estava falando da ação, do mover, da manifestação do Espírito Santo, ou seja, a maneira do Espírito Santo agir é como o vento: ELE sopra onde quer!
A lição é esta: não há nada que você possa fazer a respeito do vento. Não há como proibir. Não há como decretar uma lei proibindo o vento de soprar. Não há autoridade que diga: “Aqui o vento não sopra”, porque o vento sopra aonde quer soprar!
O PAPA não pode impedir do vento soprar na Igreja Católica. A CONVENÇÃO BATISTA não pode impedir do vento soprar sobre a Igreja. OS TEÓLOGOS podem escrever livros negando o mover do Espírito Santo, mas o Espírito é livre. O Espírito sopra onde quer … e muito freqüentemente ELE sopra onde a gente não quer!!!
Se você ler o livro de ATOS verá esta verdade cristalina: O ESPÍRITO SANTO É LIVRE. ELE fez e continua fazendo com que pessoas simples, pessoas desconhecidas, homens iletrados, homens cultos, pessoas de toda a camada social…. se tornassem ilustres embaixadores do Rei Jesus sobre a terra.
Quando lemos o Capítulo 8, versículo primeiro do livro de ATOS observamos que esta liberdade do Espírito Santo é freqüentemente manifestada por meios estranhos. Diz assim o texto:
“…naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a Igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria”
OU seja, JESUS havia comissionado a Igreja a pregar ao mundo inteiro: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. … contudo esta Igreja estava acomodada em seu lugar, estava esquecida de alcançar os perdidos…
Então o Espírito Santo faz acontecer uma perseguição cair forte sobre a Igreja que em conseqüência disso se espalhou por toda a região. Você pode imaginar um plano mais estranho do que este? Eu penso que jamais iríamos pensar em perseguição como algo útil à vida da Igreja..
Mas a perseguição do ponto de vista divino faz bem, a perseguição quando do Espírito ela aduba, irriga, fertiliza e prepara a Igreja para o seu trabalho, porque o Espírito Santo é livre para soprar onde quer soprar…
Diz o capítulo 9:1-2 que “Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao Sumo Sacerdote pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém”.
E eu lhe pergunto: Qual a Junta Missionária que teria imaginado transformar SAULO DE TARSO em um missionário para pregar o Evangelho de Jesus? Com certeza a Igreja não deixaria…
E todos nós sabemos a grande obra que PAULO fez para DEUS. Moral da história: O Espírito Santo é livre. ELE sopra onde a Igreja não da permissão para ELE soprar. Freqüentemente o povo diz não, e DEUS DIZ SIM!!! Muitas vezes a Igreja diz para DEUS desta ou daquela forma, e DEUS AGE DE TODAS AS FORMAS….

2.2) Segunda Verdade: O ESPÍRITO SANTO É MISTERIOSO.

“…você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai”. A gente pode dizer que o crescimento da Igreja virá através dos jovens, e DEUS começa esse crescimento usando os irmãos da terceira idade.
Podemos achar que através do grupo de louvor virá o despertamento espiritual, e o despertamento começa através dos pequenos grupos… Imaginamos que a Igreja atingirá sua missão através dos inúmeros eventos, mas a igreja começa a atingir sua missão, ela começa a ser despertada quando vidas começam a se consagrar em oração e santidade diante do Senhor.
“…Ninguém sabe de onde vem”. VEM DO ESPÍRITO e é só isso que podemos saber! … de onde vem e para onde vai nós não sabemos, por isso nosso coração precisa estar aberto para todas as possibilidades.
E isso é importante, porque freqüentemente julgamos as pessoas. Algumas chamamos de pessoas abençoadas… outras julgamos como problemáticas, ou como causa perdida. O que a Palavra diz ao nosso coração esta noite é que DEUS LEVANTA AQUELES QUE NÓS JAMAIS PENSARÍAMOS EM LEVANTAR!
O Espírito Santo é misterioso! Abra sua bíblia comigo em ATOS 8:5-8. O texto diz: “5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. 6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade.”
….. agora vá ao versículo 26. O texto diz: “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.”
Você percebe que Filipe estava pregando o Evangelho em Samaria, estava numa campanha evangelística em que milhares de pessoas estavam sendo salvas e curadas. Mas de repente, diz o v. 26, que um Anjo do Senhor apareceu e disse: “Largue esta multidão e vá para uma estrada deserta..”
Isso é uma coisa absolutamente absurda dentro do nosso conceito humano. Ninguém de bom senso deixa uma multidão por um deserto, uma cruzada evangelistica por uma estrada empoeirada…
Mas Felipe foi. Ele não sabia de onde vinha e para onde ia o Vento do Espírito, mas ele foi obediente e foi. E a partir do v. 30 o texto diz que ele encontrou um homem que era oficial importante da Rainha dos Etíopes, pregou o evangelho para ele …. e o evangelho viajou no coração daquele homem para um lugar mais distante, num impacto que Felipe, sozinho, jamais poderia conseguir.

3. Conclusão

O ESPÍRITO SANTO É MISTERIOSO. DEUS QUER FLUIR ESTE MISTÉRIO SOBRE NÓS. Deus quer soprar o vento do seu Espírito sobre nós. Por isso se você se permitir ser usado pelo Espírito Santo você vai ser conduzido por territórios nunca antes explorados.
Eu quero terminar minha palavra esta noite lembrando a cena de meninos soltando pipas – chamando o vento…. Eu desafio você esta noite a pedir o sopro do Espírito sobre sua vida. Pedir o sopro do Espírito sobre a vida da nossa Igreja.
“Espírito Santo aplica sobre nós teu sopro. Sopra sobre nós que estamos reunidos neste ajuntamento. Venha honrar e santificar a tua Igreja que é teu povo. Ministra a cura, a libertação, o avivamento, o compromisso, o envolvimento… Faz teu rio de paz correr no nosso meio. Realiza de novo ESPÍRITO SANTO, as mesmas obras que fizestes no decorrer da história, faz isso em nossa época, em nosso tempo, usa as nossa vidas para isso…”

2 comentários:

  1. Paz do Senhor querido.
    Amei o seu trabalho.
    Que Deus abençoe sua vida.

    Xavier

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz meu amado irmão! tb já estou te seguindo. um abraço do seu irmão em Cristo Pb. Gidel de Morais

    ResponderExcluir