Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Fé Emocional e Fé Racional

" Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher! Grande é a tua fé seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." Mateus 15:25,26,27 Essa para mim é a melhor Fé do novo testamento... Essa mulher tinha a Fé Sobrenatural, a Fé de Abraão; o pai da Fé. Na Fé, Fabiana.
 Fé racional e Fé Emocional  ( texto do blog Edir Macedo )
"Ora, a fé emocional é aquela que vive surtos espirituais e que fazem pessoas cometerem loucuras em seus momentos de emoção na igreja, a fé emocional é aquela que não se baseia na bíblia mais sim nos achismos e nas empolgações experimentadas pela agitação que a música envolvente e a fala eloquente promove no público.
Mas o praticante da fé racional é o que possui uma fé inabalável, uma fé renovadora e firme é aquele que tem toda a sua vida firmada na palavra de Deus e não se deixa levar pelo vento e por rumores tão comuns em nossas vidas e no meio em que vivemos. Aquele que tem a fé a racional é guiado por um norte, por uma bússola que se chama Jesus Cristo e que nos leva ao melhor caminho. O caminho para uma nova vida, o caminho para a salvação!" "A fé tem mistérios que, por falta de discernimento espiritual, tem confundido e iludido as pessoas não transformadas. Pedro teve fé para andar sobre as águas, mas não teve a mesma fé para se manter sobre elas.Por quê? Porque há dois tipos de fé: a fé racional e a fé emocional. A fé racional pensa, concorda e age de acordo com a Palavra de Deus, independentemente do que sente ou deixa de sentir. Já a fé emocional submete as Escrituras Sagradas aos sentimentos do coração. Parece absurdo, mas tem sido muito comum, ultimamente. Quando não se alia a fé sobrenatural ao intelecto, os sentidos naturais do coração prevalecem e os resultados são pífios. A fé emotiva tem se fundamentado nos sinais de curas e milagres visíveis. Por conta disso, se mantêm na "fé", por algum tempo. Porém, sobrevindo as tempestades, abandonam a "fé". Daí a razão de ex-pastor, ex-obreiro, ex-membro, ex-esposa de pastor, ex-liberto, ex-salvo, ex-cristão… Pedro foi vítima desse tipo de fé. Só porque viu Jesus andar sobre as águas  teve fé para andar também. E andou. Mas por pouco tempo. Isso é o que tem acontecido com os que vivem na base da fé emotiva. Andam com Jesus por algum tempo. E quando sentem muito a falta de uma tampa para sua panela, por exemplo, acabam se deixando queimar pelo fogo do coração e agarram o primeiro fogão de lenha. Depois ficam desesperadas procurando lenha para sustentar o fogo. Já os sábios não são assim. Raciocinam. E quem raciocina não se satisfaz com migalhas. Pensa grande.Pensa de acordo com os pensamentos do Todo-Poderoso. Quem usa a fé racional pensa, imagina e projeta seus sonhos para um futuro promissor que começa no presente.
Não é imediatista nem dá a mínima para “as coisas que se veem, mas as que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4.18 
Os sábios têm discernimento. Sabem que a construção na areia é fácil e rápida, mas não oferece segurança. Sua cautela racional escolhe a Rocha para construir." De acordo com a ética médica, um cirurgião não pode operar o próprio filho, pois o amor paterno, ou o sentimento de pesar, podem interferir na sua capacidade técnica. O mesmo ocorre em relação aos que tentam viver pela fé. Os sentimentos humanos como pena, pesar e amor, do ponto de vista humano, neutralizam a fé sobrenatural e enfraquecem os cristãos na guerra diária contra satanás. Tais sentimentos tornam as pessoas impotentes diante de suas lutas diárias. Daí a razão por que os filhos das trevas levam vantagens sobre os filhos da Luz. É muito importante observar que o bem só vence o mal quando a pessoa despreza os sentimentos emocionais. O mal se aproveita da fraqueza dos sentimentos humanos para impor sua ação. Quanto maior o estreitamento com Deus, maior é o grau de fé, e quanto menor o estreitamento com Deus, menor é o grau de fé. A fé em Deus vem pelo ouvir a Sua Palavra, a qual traz benefícios através da sua prática. A fé sobrenatural nada tem a ver com sentimentos ou emoções sentidas num coração cuja natureza é puramente humana, terrena e natural. De fato, a fé sobrenatural conduz o ser humano a emoções estritamente espirituais. É o caso, por exemplo, da alegria do Espírito Santo, que inunda a alma de gozo. É uma convicção, uma certeza sobrenatural, vinda de Deus, ao novo coração dado pelo Seu Espírito. Essas pessoas são diferentes das do reino desse mundo. Obviamente, aqueles que ainda não tiveram o privilégio de nascer de Deus não podem entender esse tipo de sentimento, porque foram nascidos apenas do sangue, da vontade da carne ou da vontade do homem, mas não de Deus. (João 1:12-13). O coração dado por Deus é totalmente oposto ao coração de natureza humana e terrena. Enquanto o coração dado por Deus é movido pelo sentimento de absoluta certeza, o coração de natureza humana é movido pelas circunstâncias do mundo em que vive. Se você confessa estar sentindo isso ou aquilo no coração, na verdade, você está expressando apenas sentimentos de natureza humana. O mesmo não acontece se você tiver o coração da fé. Pois este, em vez de ficar confessando sentimentos, executa suas convicções sem dar atenção a sentimento algum. E é a partir da execução da fé que se colhem os frutos das emoções celestiais como a paz e a alegria espiritual, porquanto é impossível agradar a Deus se não existir fé. (Hebreus 11.6)
Amigo leitor, nem a sabedoria, nem a força, e muito menos as riquezas do homem, são capazes de produzir a alegria e o gozo num coração dado por Deus. Estas emoções somente acontecem dentro de seres gerados pelo Espírito Santo. São sentimentos e emoções vindos diretamente do Reino de Deus, trazidos pelo Espírito Santo, aos corações nascidos dEle. Quem vive na base dos sentimentos corre o sério risco de cair nas armadilhas do diabo."
" A fé emocional é irracional, é carne e vem do coração e da alma, mas a fé inteligente é racional e vem do nosso espírito, pois nasce do Espírito Santo.
Deus é espírito. O nosso espírito se liga com Deus.

A árvore se conhece pelos frutos. Como estão os seus frutos? Apodrecidos? Você se conforma com eles?

O amor alimenta a alma da pessoa, mas alma é diferente de espírito.

Alma é coração, sentir, emoção, corrupta, enganadora.
O Espírito se alimenta da Palavra de Deus, ele nasce do Espírito Santo. Atitudes, razão e inteligência. Prevalece sobre o erro, encontra recursos para faze-lo.

Quem nasce do Espírito vence todos os problemas (é de Deus!). Você é de Deus, você nasceu da vontade de Deus.

 Adorar a Deus em Espírito é reconhecer a grandeza de Deus em tudo o que Ele faz na sua vida. Olhe para trás na sua vida e confira tudo o que Ele já te fez! Esta é a oração inteligente que agrada a Deus!

A fé é a coisa mais preciosa, vale a pena negar-se a si mesmo e não perder a fé.

Você está vivendo uma vida indefinida, sem se recuperar e não voltou às primeiras obras do Evangelho? Você precisa de coragem para assumir o caráter do Senhor Jesus: conservar a comunhão com o Senhor Jesus através da fé vale muito a pena."

"O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. " João 3:6-7

Convencido na fé, significa que você só sabe em sua mente e em sua alma, que você é de Deus, bem diferente da geração de frutos em sua vida, obra do Espírito. Dar frutos pode, mesmo que você ainda não os esteja dando, busque-os.

Pare, pense e reflita sobre a sua situação: só fui convencido na fé? Se sim, agora preciso da Palavra de Deus para que o Espírito Santo prevaleça. Eu preciso da comunhão com o Espírito de Deus e o meu espírito através da Palavra de Deus, eu creio que Deus me ama e não me chamou para o Evangelho à toa!

Sai da fé apaixonada: que é a fé emotiva, enganadora, fé da alma e fé do coração, pois o resultado é negativo e encontre recursos para vencer qualquer situação através do Espírito, que vem da Palavra de Deus, do Espírito Santo, ela é espiritual, não é emocional e muito menos passional, é fé racional, fé inteligente e você só faz tudo aquilo que é bom !

Nasça de novo espiritualmente e receba o poder do Santo Espírito de Deus em seu espírito, você terá uma vida completamente nova."

Nenhum comentário:

Postar um comentário