Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Corpo, Alma e Espírito: uma comparação didática…


Corpo, Alma e Espírito: uma comparação didática…

A alguns meses atrás, durante a aula eu fui questionado sobre a dificuldade de se entender a divisão do ser humano em três partes, ou seja: corpoalma eespírito.
Naquele momento, recebi a inspiração de Deus para explicar de uma forma didática esse assunto complicado. Bom, então vamos lá?
Em primeiro lugar você precisa ter ciência de todos os seres humanos são formados de espírito, alma e corpo e isso é a própria Palavra de Deus que nos afirma em 1 Tessanolicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”.
Agora, como explicar o papel ou a ação do corpo, alma e espírito em nossas vidas?
Bom, imagine o carro de sua preferência com o tanque cheio decombustível e com um motorista ao volante.
Imaginou? Ótimo! Agora vai ser fácil você entender…
carro que você imaginou representa o seu corpo. E tal como o carro em si o seu corpo poderá ser maior ou menor do que o de outras pessoas, poderá ser mais ou menos “vaidoso” do que o de outras pessoas, além disso você poderá equipá-lo com “opcionais” não originais de “fábrica”, enfim…
combustível do tanque representa o espírito, sim o espírito de vida! Enquanto houver combustível (o espírito de vida), o seu carro (seu corpo) terá vida e tudo deverá estar funcionando bem. É claro que você poderá ter problemas com o rendimento do seu combustível (seu tempo de vida) se você não fazer uma boa manutenção do seu carro (seu corpo).
motorista representa a sua alma. Como se sabe, a alma é a responsável por dar movimento ao que se está vivo, ou seja, a alma é o elo entre o espírito e o corpo, da mesma forma que é necessário o motorista para dar partida no carro e fazê-lo movimentar-se.
Além disso, a alma (nosso motorista) é a sede dos sentimentos, paixões e diversas sensações, estando sujeita a angústia, aflição, desânimo, desejos, alegrias, aborrecimentos e por aí vai!
Ou seja, dá para perceber que se o motorista não ajudar o combustível será mal gasto ou nosso carro poderá sofrer sérias consequências! Em outras palavras, se sua alma não for bem governada, sua vida poderá ser ceifada antes da hora por conta da sua falta de domínio próprio.
Você percebeu que o motorista é o mais “importante” dentre os três elementos que você imaginou e comparou?
Da mesma forma, no mundo espiritual, a sua alma é o elemento mais importante para Jesus Cristo. Tanto é que, nós que somos cristãos pregamos que Jesus é o salvador de nossas almas! Em vários trechos da palavra de Deus, vemos que o propósito principal do Senhor é salvar nossa alma (“E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.” Genesis 32:20;  “E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação.” Salmos 35:9; “A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação” Salmos 62:1;“Desfalece a minha alma pela tua salvação…” Salmos 119:81a).
Sabe porque a salvação da sua alma é tão importante? Por que se sua alma estiver salva por Jesus Cristo, todo o seu corpo e espírito estarão bem governados e terão vida útil prolongada!
E aí? Como anda o seu motorista, ou seja, como anda sua alma? Seu motorista (seus sentimentos) está meio perdido e sem saber para onde ir? Permita-me dar-lhe uma dica: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará” (Salmos 37:5).
Bom, é isso Jovens, até o próximo texto!

Graça e Paz lhe sejam multiplicadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário