Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DEFENDENDO NOSSA FÉ,TEMOS A OBRIGAÇÃO DE ESTAR PREPARADOS...

Você consegue responder questionamentos de seitas, falsas religiões e de ateus militantes? E não só respondê-los mas também mostrar as incoerências das crenças deles?

Estejam preparados para responder a todo aquele pedir razão para esperança que há em vós - 1 Pedro 3:15.

Saber explanar a fé cristã é um mandamento bíblico. A existência de Deus, veracidade da Bíblia e ressurreição de Cristo são alguns assuntos importantíssimos que o cristão tem que saber discutir. E aí, como você tá?

 A defesa da fé cristã é uma necessidade. Estamos preparados? Estamos preocupados com a voz cristã no espaço público? Ou simplesmente achamos que o nosso cristianismo é algo a ser guardado em um armário? Estamos sendo luz do mundo ou uma lâmpada escondida debaixo da cama? Em tempos de secularismo e desprezo pela verdade de Cristo como único Salvador e Senhor devemos estar mais do que preparados para essa batalha.

1. Ok! Defenderei a fé cristã. Mas eu tenho fé em Deus?

1.1. Como eu poderei defender aquilo que não tenho? Como defendei aquilo que não acredito? Como defenderei aquilo que eu não amo? Por isso, Pedro escreveu: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração”.

1.2 O que significa “santificar a Cristo em nosso coração”? Significa glorificá-lo, honrá-lo e adorá-lo.

1.2.1 “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino” [Lucas 11.2]

1.3 Glorificar a Deus “com o coração” vai além de uma adoração de lábios. É uma atitude sincera em reconhecer Cristo como Senhor. É o dever de satisfazer-se em Deus.

1.3.1. “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”  [Mateus 15.8]

1.4 Glorificar a Deus com o coração é deleitar-se nele. O nosso dever é alegra-se no Senhor. Servir ao Senhor não é fardo, mas verdadeiro prazer.

1.4.1. “Deus é mais glorificado em mim quando sou mais satisfeito nEle” [John Piper].

1.4.2 “Deleite-se no Senhor” [Salmos 37.4] é um mandamento. A palavra hebraica עָנַג (anog) pode ser traduzida por “prazer” e “brincadeira”. É como se o salmista dissesse: “Divirta-se no Senhor” ou “Tenha prazer no Senhor”. Você já pensou que servir ao Senhor pode ser uma grande e prazerosa brincadeira?

2. “Estejam preparados para defender”.

2.1 É nosso dever estar preparado para expor a fé cristã. Logo porque sempre existirá pessoas procurando saber sobre a nossa fé.

2.2. O preparo demanda conhecimento da fé que se professa.

2.3 O verbo “defender” é ἀπολογίαν (apologian) é a mesma palavra usada para referir-se a uma defesa no tribunal.

3. “A qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”

3.1 Fica claro nessa frase que a fé genuína chama a atenção e desperta a curiosidade das pessoas.

3.2. “Santificamos a Deus diante dos outros quando nos comportamos de tal maneira que convida e encoraja outros a glorificá-lo e honrá-lo”. [Matthew Henry]. A Bíblia relata: “Moisés então disse a Arão: "Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ ". [Levítico 10.3]

4. “Com mansidão e temor”

4.1 A defesa da fé não é ataque da fé.

4.2 πραΰτητος (prautētos) significa “mansidão, gentileza, doçura e suavidade". A defesa da fé deve ser feita com doçura (não amargura), gentiliza (não indelicadeza) e suavidade (não com agressividade).

4.3 A defesa da fé ainda deve ser feita com respeito [φόβου phobou ] e reverência. Essa reverência é em relação ao inquiridor.  

4.4 O comportamento do defensor é tão importante quanto a sua argumentação.

Conclusão

A defesa da fé cristã vai além de mera argumentação. É a defesa com a vida, com as palavras e com respeito. É a defesa com a glorificação de Deus no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário